domingo, 10 de junho de 2018

Depressão na Visão Espírita

A depressão é definida como um mal de nosso tempo.
No entanto, se a considerarmos sinônimo de melancolia, constataremos que ela sempre esteve presente na vida humana.

Hipócrates, há dois mil e quinhentos anos atrás, a definia assim:
Uma afecção sem febre, na qual o Espírito, triste, permanece sem razão fixado em uma mesma ideia, constantemente abatido.

Ao longo dos séculos a depressão tem sido associada a fatores hereditários ou ambientes.
Seria um mal herdado dos ancestrais ou adquirido por influências externas.

O Espiritismo abre esse leque, a começar por causa insuspeita, definida pelo Espírito François de Genève, em manifestação registrada no capítulo V, de o Evangelho segundo o Espiritismo, em tópico que leva o título Melancolia:

Sabeis por que, às vezes, uma vaga tristeza se apodera de vossos corações e vos leva a considerar amarga a vida?
É que vosso Espírito, aspirando á felicidade e à liberdade, se esgota jungido ao corpo que lhe serve de prisão, em vãos esforços para sair dele.
Reconhecendo inúteis esses esforços, cai no desânimo e, como o corpo lhe sofre a influência, toma-vos a lassidão, o abatimento, uma espécie de apatia, e vos julgais infelizes.

Uma das causas da depressão seria, portanto, o sentimento inconsciente de perda de algo que ficou no passado distante, no mundo espiritual, onde o Espírito não sofre as limitações impostas pelo corpo físico.
Não é só isso.
A Doutrina Espírita nos fala de dois fatores básicos para a depressão: a consciência culpada e as influências espirituais, em processos obsessivos.
O cultivo de más ações, os vícios, o comprometimento com as paixões, em existências anteriores ou na atual, geram complexos de culpa. Estes, ainda que sepultados no inconsciente, desajustam nosso psiquismo, favorecendo os estados depressivos.
E há a pressão de nossos desafetos espirituais, inimigos que granjeamos com as más ações. Seu propósito é exercitar a vingança, induzindo-nos a torturantes desajustes, sempre sugerindo um comportamento indisciplinado e o desejo de morrer.
Indo além da mera definição das causas, os princípios codificados por Allan Kardec nos ajudam a superar o mal do século, seja qual for a sua origem, com um comportamento disciplinado, voltado para o Bem e a Verdade.

Ficaremos felizes em oferecer Florais para superar eventual depressão ou evitar que ela o surpreenda na jornada humana. Conheça através deste link >> http://bit.ly/FloralDepressão




Nenhum comentário:

Postar um comentário