domingo, 28 de abril de 2019

10 dicas para aliviar a ansiedade

A ansiedade é uma emoção a que todos estamos sujeitos, porém existem estratégias para aliviar sua força de modo que ela não chegue a se tornar um transtorno que é quando passa a ocasionar sofrimento e danos na vida de uma pessoa.

Algumas das dicas apresentadas também podem ajudar em meio a uma crise, no entanto, o eixo dessa proposta é a construção de um entendimento e de um modo de vida voltado a aparar as raízes do problema ao invés de meramente atacar os sintomas.

Sua base reside na capacidade da nossa mente antever diversas situações, normalmente pressupondo o pior, o que não é necessariamente algo ruim, o problema é quando perdemos as rédeas dessa incrível possibilidade e ficamos sujeitos a essas forças que se retroalimentam.

10 dicas para aliviar a ansiedade 

Acomode melhor a potência dessa emoção e dessa habilidade mental aplicando essas 10 dicas no seu dia-a-dia.

1. Beber água devagar, faça pausas ao longo do dia para beber água de forma bem lenta como se o copo d´Ã¡gua que está ingerindo fosse o último do planeta apreciando cada contato do líquido com os lábios, com a língua e com a garganta.

2. Reduza consumo de cafeína, não menospreze o poder dessa substância, mesmo que você considere não sentir seu efeito estimulante, procure um consumo adequado fazendo um teste reduzindo a dosagem de ingestão para verificar o resultado.

3. Antever não é prever, esteja ciente que nossa capacidade de antever as situações tende a ser pessimista, use isso a seu favor, sem cultivar o medo em relação ao pior cenário como se ele fosse necessariamente ocorrer.
Prepare-se para o pior, mas seja capaz de também imaginar o melhor e lide objetivamente com o que se apresentar.


4. Preocupe-se com hora marcada, agende um momento para pré-ocupar-se e use esse tempo para analisar as pendências, necessidades e urgências. Veja o que é prioritário fazer para resolver o que puder ser resolvido depois direcione a atenção para as ações fazendo uma coisa de cada vez.

5. Faça uso de Florais, existem vários tipos de florais que são ótimos auxiliares em momentos de ansiedade, crise, e todos estes sintomas. Nós da LA Florais temos um floral específico para Controle de Ansiedade, que você pode adquirir neste link: http://bit.ly/AnsiedadeLA


6. Respiração suave profunda e ritmada, faça uma ou mais pausas ao longo do seu dia para utilizar melhor esse recurso natural. Mesmo que por apenas 1 minuto, sente-se e explore com suavidade e sem exagero toda sua capacidade pulmonar e verifique qualidade da mente após esse breve momento.

7. Regule o consumo de notícias, apesar de ser importante estar informado, vale a pena refletir sobre os efeitos dessa relação no sentido de alimentar o medo e o pessimismo, ainda mais considerando que as notícias ruins sempre tem um destaque maior em todos os meios.

8. Regule o uso das mídias sociais, essa dica dialoga diretamente com a anterior e vai além, as redes sociais tendem a funcionar como uma atividade de natureza oposta à meditação pois estimulam a dispersão e a agitação da atenção.

9. Medite, tire alguns minutos do seu dia para ter contato consigo mesmo, com seu Eu Interior, sente-se confortavelmente, fique em silêncio e foque seus pensamentos em situações boas, tranquilas e amorosas. Se tiver um Japamala use-o para se concentrar ainda mais, caso não tenha, em nossa Loja Virtual (www.laflorais.com.br) temos vários modelos, confira!


10. Adote um gato, um cachorro ou cultive uma horta, qualquer uma dessas opções pode ter um efeito extremamente benéfico. A relação com animais de estimação ou com as plantas tiram nossos dramas do centro e trazem à tona atitudes construtivas de cuidado, paciência e afeto incondicional. 

Texto extraído com alterações: https://yogaemcasa.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário