terça-feira, 30 de julho de 2019

Dr. Bach – um devoto da Natureza

Dr. Edward Bach (1886-1936) era um médico com ideias avançadas para o seu tempo. Ao longo da sua curta carreira, evoluiu da medicina ortodoxa para o desenvolvimento de uma forma de medicina natural para tratar a saúde emocional e espiritual, muito em sintonia com as tendências da saúde natural de hoje. Passou grande parte de sua vida (entre 1918-1935) descobrindo seu sistema simples de 38 essências florais. Ele estava convencido de que o bem-estar emocional era a chave para a boa saúde geral e seu sistema assimilou o estado de espírito positivo das flores, permitindo-nos redescobrir o lado positivo de nós mesmos.

Em 1912 diplomou-se pelo University College Hospital (UCH), onde se tornou médico encarregado das urgências em 1913. Ainda nesse ano, tornou-se cirurgião de urgências no National Temperance Hospital.

E pouco tempo depois uma doença, levou-o a desistir do posto de cirurgião do Pronto-Socorro. Quando se recuperou, abriu um consultório em Harley Street. Então interessou-se pela escola da imunidade e assumiu um posto como bacteriologista assistente. Durante esse período, produziu novas vacinas, que obtiveram bastante sucesso.

Durante a guerra de 1914, ficou muito doente e entrou em colapso. Uma cirurgia habilidosa trouxe-o novamente à vida, mas disseram-lhe que só viveria por mais três meses. A despeito dessa terrível notícia, retornou, num estado muito fraco de saúde, a ocupar o seu cargo nos laboratórios.

Após alguns meses, esquecendo seus problemas devido à pressão do trabalho, tornou-se mais forte. Os amigos que o viram posteriormente, ficaram atônitos por ainda estar vivo. Ele mesmo concluiu que foi a consciência de um propósito em sua vida que lhe trouxe de volta a saúde, Dr. Bach tinha percebido que a personalidade e as atitudes das pessoas afetavam o seu estado de saúde.

Passava muito tempo estudando intimamente cada paciente, comprovando para si mesmo muitos fatos interessantes a respeito das doenças. Uma conclusão a que chegou foi de que o mesmo tratamento não curava a mesma doença. Decidiu que a personalidade do paciente era mais importante do que os sintomas e deve ser tida em conta no tratamento médico.

Ele tornou-se cada vez mais insatisfeito com os limites da medicina convencional e a sua focalização na cura dos sintomas. Acreditando que o tratamento eficaz devia concentrar-se nas causas da doença. Anos de registros de seus estudos a respeito de pacientes, juntamente com seu enorme conhecimento de uma pesquisa original em bacteriologia, levaram-no, vinte anos mais tarde, a descobrir um novo sistema de medicina.

Em 1928, no decorrer de um jantar, teve uma revelação. Observando os convidados, compreendeu que pertenciam a tipos distintos. A partir daí, chegou à inspirada conclusão de que cada tipo reagiria à doença de uma maneira particular.

Nesse Outono, visitou o País de Gales e trouxe com ele duas plantas, Mimulus e Impatiens, preparou-as como o fazia com as vacinas orais e receitou-as de acordo com a personalidade do doente, com resultados imediatos e coroados de êxito. Nesse mesmo ano, acrescentou a Clematis. Com estes três florais, ele estava no limiar de desenvolver um sistema de medicina inteiramente novo.

Na Primavera de 1930, com 43 anos de idade, o Dr. Bach encerrou o seu laboratório e consultório e foi para o País de Gales, devotando todo o seu tempo na busca de remédios à base de ervas, na natureza.

Durante seis anos assim procedeu, encontrando alguns remédios a cada verão e curando pessoas doentes no inverno. Usava apenas as flores das plantas e árvores.

Quando numa manhã caminhava por um campo coberto de orvalho, compreendeu subitamente que cada gota desse orvalho, aquecida pelo sol, adquiria as propriedades curativas da planta na qual se encontrava depositada. Isto o inspirou a desenvolver um método de preparação de florais utilizando água pura.

Mais para o fim de 1930, escreveu a curta obra “Cura-te a Ti Mesmo”, com a sua mensagem de que a doença física resulta de um conflito com os nossos desígnios espirituais.

Sua descoberta igualmente revolucionária, detalhadamente desenvolvida pela íntima observação dos indivíduos, foi a de que não era a doença que precisava ser tratada, mas o estado de humor e as características da personalidade do paciente. Durante esta fase, sofreu consideravelmente, tanto mental como fisicamente até conseguir encontrar a planta que aliviasse os seus sintomas.

Ele continuou a trabalhar, a ensinar e ao mesmo tempo a formar assistentes que continuassem o seu trabalho. Assim que acabou de criar os 38 florais e o Rescue Remedy, viu que não eram necessários mais florais. Os 38 florais cobriam todos os aspectos da natureza humana e assim todos os estados de espírito negativos subjacentes à doença.

Morreu em paz, no ano de 1936, enquanto dormia, satisfeito por ter concluído a sua missão. Confiou a plena responsabilidade pela continuidade do seu trabalho aos amigos e colegas que tinha formado. E pediu também que a sua casa continuasse a constituir a fonte de informação sobre a sua obra. Por isso, ainda hoje, o Bach Centre em Mount Vernon participa ativamente no aconselhamento e educação, continuando a preparar as tinturas-mãe. Os Curadores asseguram assim a manutenção das tradições e princípios de pureza, simplicidade e integridade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário