segunda-feira, 15 de março de 2021

Tratamentos Naturais e a Covid 19

As terapias alternativas naturais são praticadas há séculos e cada vez mais têm sua eficácia comprovada através de estudos e pesquisas com embasamento e respaldo científico. Agora, durante a pandemia do novo Covid-19, elas ganharam um novo papel de grande importância na prevenção à doença e na recuperação de quem contraiu o vírus e enfrenta as sequelas deixadas.

Em maio de 2020, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) recomendou as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) como importantes aliadas no tratamento da covid-19. Os medicamentos em conjunto com as terapias têm surtido efeito positivo na recuperação de pessoas contaminadas e até mesmo um “reforço” na prevenção, pois fortalecem o sistema imunológico através do equilíbrio do organismo.

O CNS (Conselho Nacional de Saúde) aprovou recomendação para que gestores públicos usem e divulguem práticas integrativas e complementares, como homeopatia, acupuntura, fitoterapia, florais e reiki, no tratamento da Covid-19.

[...] "Os florais, a automassagem, a acupuntura são complementares à assistência. Todas essas práticas já estão no rol do ministério e são amparadas por evidências científicas."

[...] A própria Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) apoia o uso das práticas alternativas no contexto da pandemia e tem parceiros como a Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva). Mantém um observatório sobre elas (ObservaPICS) e lançou recentemente a coleção Cuidado Integral na Covid-19, sobre diferentes práticas integrativas que teriam tido sucesso em cenários similares de sofrimento.

A primeira publicação é sobre a terapia floral. "Uma prática reconhecida pela Organização Mundial de Saúde há 70 anos, com resultados evidentes no autocuidado, equilíbrio mental e emocional", diz o texto.



Link completo da matéria: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/05/conselho-de-saude-recomenda-florais-homeopatia-e-reiki-no-tratamento-da-covid-19.shtml#:~:text=O%20CNS%20(Conselho%20Nacional%20de,no%20tratamento%20da%20Covid%2D19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário