quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Águas Aromatizadas

Nosso organismo é composto por 70% de água, o planeta é composto por mais água do que terra, sem ela ninguém vive. Não é a toa que ela é muito importante em nossa dieta diária.

As recomendações são de que uma pessoa ingira 8 copos de água por dia para manter-se bem hidratada. E com o verão é muito importante que nos hidratemos corretamente para evitar desidratação, principalmente as pessoas que praticam atividades físicas mais intensas.

Nada melhor do que uma água bem fresquinha para isso! E não é por ser água, que ela deve sempre ter o mesmo gosto, ou a mesma cor. Podemos brincar com água e transformá-la em deliciosas águas aromatizadas acrescentando apenas ingredientes naturais como folhas, flores, ervas, cascas!

Uma dica bem interessante é colocar a água em uma jarra de vidro bem bonita e dentro dela acrescentar ramos de ervas, pétalas de flores, especiarias, legumes.


Dicas: 

- Aromatize sua água com galhos de uma mesma erva ou faça combinações com: alecrim, manjericão, manjerona, sálvia, hortelã.
- Também podemos aromatizar com rodelas de laranja ou limão, ou mesmo as cascas em espiral, frutas vermelhas como morangos, framboesas, amoras, cerejas. Estas também podem ser combinadas com hortelã.
- Águas aromatizadas com especiarias como anis, canela, cravo, cardámomo, também ficam gostosas.
- Alguns legumes como abóbora, pepino, por mais estranho que pareça, deixam um sabor suave na água.
- Podemos ainda brincar com os vários tipos de limões: tahiti, siciliano, misturando-os para criar sabores deliciosos.
- Misturar rodelas de abacaxi com laranja e hortelã é muito refrescante.
- Ainda podemos colocar pétalas de rosas e um pouco de água de rosas (encontrada em casas de produtos árabes), torna a água algo delicado e especial.
- Também é legal misturar os diversos tipos de laranjas como tangerinas, grapefruit, laranja lima, laranja pera.
- Outra dica muito interessante é fazer gelo com ervas ou frutas para servir nos copos de bebidas. Mas atenção o gelo preparado com ervas e frutas deve combinar com a bebida a ser servida.

Bom é claro que podemos fazer inúmeras misturas e criar muitos sabores diferentes e marcantes. O importante é usar a imaginação e ter bom gosto.

Sirva a água sempre gelada, com pedras de gelo e use sempre água filtrada.

Delicie-se com essas dicas super refrescantes! E aproveite para servir aos amigos quando forem te visitar, eles vão gostar muito!

Tahiana Ferraço – Nutricionista e Aromaterapeuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário